Notícias

Semeando a Esperança em Carbonita

O Projeto Semear Esperança de Carbonita – PROSESC é uma ONG criada em 2003 por líderes comunitários do município de Carbonita, localizado no Alto Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Seu principal objetivo é a redução da exclusão social e da vulnerabilidade de famílias da região.

Com apoio do Fundo Fale Sem Medo, a ONG realizou o projeto “Tecendo a Solidariedade”, que buscou formar líderes femininas defensoras dos direitos das mulheres para multiplicar conhecimentos na comunidade e fortalecer o combate à violência doméstica.

Para isso, as mulheres do Semear a Esperança realizaram rodas de terapia comunitária com mulheres vítimas de violência doméstica e oficinas socioeducativas com crianças e adolescentes. Um dos frutos do projeto foi a formação de um grupo de mulheres engajadas na defesa dos direitos das mulheres no município de Carbonita.

 

Dentre as mudanças trazidas pelo projeto, a coordenadora Rute Antonia Moreira destaca ainda o aumento da autoestima das mulheres, a melhoria da comunicação, articulação e mobilização do grupo e o aumento da demanda de mulheres para conversas e orientações sobre violência.

Paula Silva Rocha, 19 anos, foi uma das beneficiárias que teve a vida transformada pelo apoio: “Eu me mudei para Carbonita para fugir da violência, mas meu ex-companheiro veio até a cidade, me agrediu e levou meu filho com ele. No PROSESC encontrei apoio, encontrei algum lugar para me agarrar. Os encontros têm sido muito bons para mim porque têm conseguido levantar o meu astral, a minha autoestima. Percebi através das rodas de terapia comunitária que não era só eu que tinha problemas e que eu não estava só. À medida que vou participando e conversando vou me animando, antes eu só ficava em casa, e não tinha nem gosto para me arrumar. Agora já tenho conseguido sair um pouco. Hoje eu me sinto mais alegre e esperançosa. Já tenho uma audiência marcada para resolver sobre a guarda do meu filho. E muita esperança na punição do meu ex- companheiro”.

 

 

Saiba mais sobre o PROSESC: https://www.facebook.com/prosesc4000