Notícias

Novas Mulheres em Santana do Mundaú

A Associação dos Pequenos Agricultores da Comunidade Chapéu de Pena foi criada em 2000 e se dedica a questões relativas a terras, produção e comercialização agrícola e conquistas de direitos básicos para os(as) agricultores(as) da região. A comunidade fica em Santana do Mundaú, município de Alagoas.

As mulheres da associação se uniram pelos seus direitos e, com apoio do Fundo Fale Sem Medo, desenvolveram o projeto “Novas Mulheres”. Seu objetivo foi contribuir para a autonomia das mulheres como forma de enfrentamento à violência doméstica e também para a melhoria da renda familiar e para o consumo de alimentos saudáveis. Para isso, elas realizaram oficinas sobre autonomia econômica e violência e cursos sobre criação de galinhas.

Marciana Lopes aprovou a iniciativa: “Fui uma das beneficiadas pelo projeto e recebi 40 pintos que ajudaram muito a mim e a minha família, já tenho frangos para vender e consumir e tenho as galinhas que são para a produção dos ovos, que também são para vender e para o consumo da família. Quase todas as mulheres já estão vendendo também. Para não acabar a produção vendemos  e compramos outros lotes de pintos.  Esse projeto com certeza mudou minha vida, tenho mais conhecimentos e também ganhei isso autonomia financeira, além de alimentos saudáveis para minha família que eu mesma produzo”.

Para a coordenadora Valdinez Cordeiro Alves, “o projeto também ajudou para que as beneficiárias conhecessem   mais sobre violência doméstica o que faz com que elas se tornem mais capazes de não aceitar e denunciar esse tipo de violência em sua família e em sua comunidade.