Notícias

Gerente de Programas do Fundo ELAS visita grupos apoiados

Savana Brito, gerente de programas, realizou visitas a projetos apoiados no Fundo Fale Sem Medo nos meses de outubro, novembro e dezembro.
 
As visitas fazem parte do monitoramento dos projetos, que integra a metodologia do Fundo ELAS. A Gerência de Programas mantém uma comunicação sistemática com os grupos via telefone e Skype e com visitas presenciais, além da participação em atividades propostas no âmbito dos projetos. Em todo o processo, o Fundo ELAS se pauta pela valorização da autonomia das mulheres apoiadas e tem como um de seus objetivos o fortalecimento institucional dos grupos.
 
“Visitar os projetos possibilita uma visão mais ampla dos diversos contextos de atuação e do impacto de cada projeto, permite também reforçar a confiança entre os grupos e o Fundo ELAS, a partir desse estreitamento de relações podemos conhecer melhor os desafios e fortalecer os grupos e organizações ainda mais”, explica Savana Brito.  
 
No Rio Grande do Sul, Savana visitou a Themis e o Núcleo de Estudos da Prostituição (NEP), em Porto Alegre. No NEP Savana participou de um bate papo sobre como foram as oficinas do projeto Entre Mulheres, a participação e o engajamento das mulheres prostitutas nos encontros e os temas trazidos à tona. Já com a Themis, ela fez uma visita ao Serviço de Informação à Mulher (SIM) do bairro Restinga, ao curso de PLPs da Lomba do Pinheiro em Porto Alegre, e participou de uma reunião de articulação com a delegada à frente da DEAM local. Esteve também em Teresópolis, interior do estado, onde pôde ver de perto o importante trabalho desenvolvido na Associação Cantinho da Vó Georgina.
 
Em Vitória, no Espírito Santo, a Gerente de Programas participou do Seminário Papo Reto - Respeita as Mina!, promovido pela Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade - GOLD em Vitória para discutir a aplicação da Lei Maria da Penha no que se refere às mulheres travestis, transexuais e lésbicas.
 
A Gerente de Programas do Fundo ELAS esteve também no Nordeste, conhecendo de perto o projeto desenvolvido pelo Instituto Papai, em Recife; as ações do Grupo Amuleto, em Salvador; a Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande (Paraíba), e o Fórum  Cearense de Mulheres, em Fortaleza.
 
O Fundo Fale Sem Medo também está no Norte do país, onde Savana visitou o Humaniza - Coletivo Feminista, de Manaus (Amazonas), cujo projeto contribui com a prevenção e erradicação da violência obstétrica, ampliando a atuação estratégica no atendimento às mulheres assistidas pelas Unidades Básicas de Saúde e pelas nove maternidades do município.