Notícias

Fim da violência contra mulheres negras é prioridade para FFSM

No Brasil, não se pode lutar pelo fim da violência contra as mulheres sem considerar o racismo que afeta a vida das mais de 50 milhões de mulheres negras brasileiras. Elas são maioria entre as mulheres em situação de violência, de mortalidade materna e de violência obstétrica.

Por isso, o Fundo Fale Sem Medo sempre priorizou o apoio a projetos de grupos e organizações protagonizados por mulheres negras, assim como projetos que articulam questões de gênero e raça, fortalecendo a luta pelo fim do racismo.

É o caso de projetos como os de Geledés, Coletivo de Mulheres Negras de Mato Grosso do Sul Raimunda Luzia de Brito, CEDENPA (Centro de Defesa do Negro do Pará), Coletivo Flores de Dan, Grupo Cultural Balé das Iyabás, Coletivo Levante Mulher, Blogueiras Negras, Coletivo Meninas Black Power, Casa Laudelina de Campos Mello – Organização da Mulher Negra, AMNB, entre muitos outros grupos e organizações que o Fundo Fale Sem Medo apoia desde 2012.

“A maior parte dos projetos apoiados pelo Fundo Fale Sem Medo desde a sua criação são liderados por mulheres negras, que estão à frente da luta pelo fim da violência contra a mulher em todo o país”, diz Amalia Fischer, coordenadora geral do Fundo ELAS.

“Mulheres negras correspondem a 64% das vítimas de agressão, segundo dados da pesquisaVisível e Invisível: A vitimização de Mulheres no Brasil’, em qualquer fase da vida e figuram entre os piores índices de todos os indicadores sociais. Mudar esta realidade só será possível quanto assumirmos a urgência em estabelecer as mulheres negras como a população prioritária de todas as políticas públicas e encararmos que a pauta do enfrentamento às violências contra as mulheres e meninas em todas as instituições públicas e privadas requer um olhar atento às questões raciais. Sem uma discussão séria de raça e racismo, os índices contra as mulheres negras só aumentarão”, destaca Mafoane Odara, coordenadora de projetos do Instituto Avon.

Confira aqui todos os projetos que já foram apoiados pelo Fundo Fale Sem Medo:

2013

2014

2016

2018