Notícias

Contra a violência no Complexo do Alemão: Rádio Mulher

A Rádio Mulher é uma rádio feita por e para mulheres do Complexo do Alemão, comunidade da zona norte do Rio de Janeiro. Com o projeto “Pela Vida Pela Paz: Uma Campanha Comunitária da Rádio Mulher”, a rádio comunitária produziu programas temáticos voltados para a discussão sobre violência doméstica. Além disso, promoveu capacitações com 20 adolescentes locais para atuarem como DJs e produtores culturais engajados no combate à violência contra a mulher.

Sheyla Santos de Andrade, coordenadora, destaca a importância do apoio do Fundo Fale Sem Medo no fortalecimento da Rádio Mulher: “O projeto nos trouxe mais confiança e autonomia, principalmente porque nos firmou como referência na comunidade no que se refere a informações sobre garantia dos direitos das mulheres”.

Marilene dos Santos Carvalho atuou como monitora no projeto e lamenta que tenha chegado ao fim:

“Sou moradora do Complexo do Alemão e mobilizei jovens para participar do projeto porque gostei muito do curso que fiz aqui e logo vi que a coisa era séria. Fiquei muito satisfeita quando recebi o convite para ser monitora, aquilo para mim foi um grande prêmio porque esse trabalho é muito importante principalmente para os jovens, que não têm grandes opções na comunidade. Também é uma forma de escapar da violência que reina no local. Todos os jovens têm grande interesse, principalmente as meninas. No projeto, além de se manterem ocupados com algo de que gostam, aprendem sobre a Lei Maria da Penha. Não sabiam nada sobre a Lei e é muito interessante vê-los descobrindo esse instrumento. É uma pena que o curso agora está terminando, pois a violência contra as mulheres é um problema grave e muito presente em nossa comunidade. O curso vai fazer muita falta”.

 

Conheça a Rádio Mulher: https://www.facebook.com/RadioMulher?fref=ts