Notícias

Baianas de Cachoeira e São Felix agindo e revolucionando

O Instituto Búzios é uma organização fins lucrativos que tem como missão apoiar e estimular o fortalecimento das organizações e movimentos sociais autônomos, comprometidos com a implementação de políticas e ações para a promoção da igualdade racial, de gênero, a justiça ambiental, a conquista de direitos e a afirmação da cidadania. Realiza atividades de formação de lideranças e ativistas.

“Maria Felipa - Mulheres em Cachoeira e São Felix: Agindo, escutando e revolucionando” foi o projeto desenvolvido pela organização com apoio do Fundo Fale Sem Medo. Voltado principalmente para mulheres feirantes e pequenas produtoras dos dois municípios, o projeto incluiu rodas de diálogos, intervenções artísticas, além de atendimentos psicanalíticos e terapias em grupo.

Eva Bahia, coordenadora do projeto, conta que a partir da experiência as mulheres passaram a se mobilizar: “As beneficiárias se articularam, formaram uma chapa e elegeram presidenta, tesoureira e fiscais em uma das feiras. Outras se uniram na Cozinha das Pretas, um empreendimento que está dando muito certo. Muitas se integraram à Rede de Mulheres Negras da Bahia e participaram da Pré-Marcha das Mulheres Negras. O projeto foi um estímulo o exercício pleno de sua cidadania.

Além disso, passaram a ter outra visão sobre a violência contra a mulher e suas  possibilidades de defesa. “As mulheres daqui teimavam em repetir que a Lei Maria da Penha não funciona: no projeto elas aprenderam que funciona sim”, conta Josymeire Andrade, uma das beneficiárias.