Notícias

Agricultoras construindo cidadania no Maranhão

A  ACESA - Associação Comunitária de Educação em Saúde e Agricultura é uma organização de agricultoras e agricultores de Bacabal (MA) fundada em 2006 para organizar a luta por seus direitos e por uma reforma agrária justa e solidária. Promove formação sociopolítica, ambiental, saúde, cultura e geração de renda pautada por princípios agroecológicos. 

Com o projeto “Mulheres agricultoras: Combatendo a violência, construindo cidadania”, a ACESA empoderou as mulheres da região através de palestras sobre as diferentes formas de violência contra a mulher e estratégias de enfrentamento, além de oficinas de agroecologia e feminismo.

Maria do Socorro Batista, 34 anos, mora no Centro dos Cocos, no município maranhense de São Luís Gonzaga do Maranhão, e participou das atividades: “Não tínhamos na comunidade informação sobre violência contra as mulheres antes do projeto. Ele nos deu mais força e mais conhecimento para  denunciar e  combater a violência. Na minha comunidade houve um caso de violência doméstica e a vizinhança não queria denunciar, mas eu denunciei. Hoje não temos mais medo de conversar com os agressores. Acho que, com o aumento das denúncias, aos poucos a violência vai diminuindo. Nós conversamos com as mulheres porque muitas delas não sabem o que é violência. Nos encontros do projeto vimos que muitas sofriam e não sabiam, achavam que sofrer violência era só apanhar, ser chutada. Aprendemos sobre os diversos tipos de violência: ser xingada, ser discriminada, violência moral, violência sexual. Foi muito bom. Mesmo sem sofrer violência pessoalmente, sofremos junto com outras mulheres que são vítimas. A gente passa a ser mais feliz quando ajuda uma mulher que está precisando”.